Perda de dados corporativos: principais causas e como evitar

Sua empresa já perdeu dados importantes por não conseguir gerenciá-los como gostaria? Esse problema é recorrente entre organizações que não possuem um planejamento consistente de prevenção e recuperação de desastres. Sem as medidas adequadas, as informações ficam mais suscetíveis a exclusões indevidas — e, no pior dos casos, até a roubos e exposições. Em serviços […]

Gustavo Stiefano Gustavo Stiefano

<strong>Perda de dados corporativos: principais causas e como evitar</strong>

Sua empresa já perdeu dados importantes por não conseguir gerenciá-los como gostaria?

Esse problema é recorrente entre organizações que não possuem um planejamento consistente de prevenção e recuperação de desastres.

Sem as medidas adequadas, as informações ficam mais suscetíveis a exclusões indevidas — e, no pior dos casos, até a roubos e exposições.

Em serviços SaaS, por exemplo, os usuários não ficam totalmente isentos de riscos de dados, já que os provedores de nuvem não são responsáveis por garantir 100% da proteção que eles precisam.

Portanto, para impedir que vulnerabilidades afetem o funcionamento do negócio, é crucial se planejar para lidar com essa ameaça e saber como preservar as informações.

E mesmo em casos de perda de dados, ter um bom plano ajuda a sua empresa a recuperá-los tranquilamente e sem danos.

Para mais detalhes sobre o assunto, continue a leitura do artigo.

Quais são as principais causas da perda de dados?

Corrupção de dados

De acordo com estudo da Enterprise Strategy Group (ESG), interrupções de serviço são a maior causa da perda de dados

Esse problema atinge cerca de 22% das organizações que utilizam aplicações SaaS e pode resultar em destruição ou corrupção de dados.

Exclusões acidentais

A ação humana também é um dos principais fatores que levam a incidentes de dados, especialmente exclusões acidentais.

Nesses casos, agentes internos autorizados acabam deletando os dados totalmente ou parcialmente e, por não saberem como recuperá-los, sofrem perdas irreversíveis.

Agentes maliciosos

Por outro lado, existem causas provenientes de agentes maliciosos, como phishing e ransomwares. Elas representam 19% dos casos de perdas de dados, segundo a ESG.

Assim, ataques cibernéticos são situações ainda mais graves, pois, além de contribuírem para a perda de dados, também expõem informações sensíveis a roubos, adulterações, etc.

Falta de backup

Organizações sem ferramentas próprias de restauração estão mais vulneráveis a perder dados importantes para o seu funcionamento. 

Porém, com um serviço de backup robusto e eficiente, é possível evitar esse problema.

Isso porque, mesmo se as informações forem alvo de exclusões, ataques e outras adversidades, essa solução garante que todos os dados perdidos sejam recuperados rapidamente.

Como evitar a perda dos dados da sua empresa?

Se o seu negócio precisa de uma solução adequada para prevenção contra perda de dados, a melhor alternativa é, sem dúvidas, adquirir uma plataforma de backup.

Afinal, armazenar as suas informações de forma segura e acessível é a maneira ideal de evitar ameaças sem diminuir a produtividade da sua equipe.

E um dos líderes do segmento de backup e recuperação de dados SaaS é o Keepit. Ele atua da seguinte forma:

  • Backup: armazenamento de cópias de dados. O backup 3-2-1 do Keepit promove a prática de criação de 3 cópias, sendo 1 primária e 2 backups que ficam armazenados em um local separado.
  • Recuperação de desastres: resposta a incidentes e plano de contingência em caso de desastres. O Keepit oferece total disponibilidade, garantindo a continuidade do negócio enquanto faz a restauração rápida dos dados.

O Keepit funciona nas suas principais aplicações, como Microsoft 365, Google Workspace, Salesforce, etc.

Quer saber como começar a proteger a sua empresa contra a perda de dados? Acesse nosso site e fale com a nossa equipe.

A Brinov pode te ajudar a encontrar as melhores soluções de segurança de dados e modernizar os seus processos com eficiência.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos