Segurança de dados no Microsoft SharePoint: como implementar uma estratégia de backup eficaz

A segurança de dados no Microsoft SharePoint é uma preocupação comum dos usuários que utilizam essa ferramenta. As empresas estão armazenando cada vez mais informações relevantes e críticas em plataformas online e, muitas vezes, esses dados são compartilhados com outros membros da equipe. Porém, para evitar qualquer tipo de problema no uso dessa ferramenta, é […]

Segurança de dados no Microsoft SharePoint: como implementar uma estratégia de backup eficaz

A segurança de dados no Microsoft SharePoint é uma preocupação comum dos usuários que utilizam essa ferramenta.

As empresas estão armazenando cada vez mais informações relevantes e críticas em plataformas online e, muitas vezes, esses dados são compartilhados com outros membros da equipe.

Porém, para evitar qualquer tipo de problema no uso dessa ferramenta, é essencial implementar uma estratégia de backup eficaz para melhorar a segurança de dados no Microsoft SharePoint.

Nesse artigo, vamos explorar algumas dessas estratégias para otimizar a comunicação na sua empresa de forma segura e prática, protegendo seus arquivos e informações. Continue a leitura e saiba mais.

O que é Microsoft SharePoint?

O Microsoft SharePoint é uma plataforma desenvolvida pela Microsoft para melhorar a comunicação interna e facilitar o compartilhamento de arquivos, criando um ambiente de trabalho mais integrado.

Através dele, é possível automatizar atividades diárias e repetitivas, como o gerenciamento de e-mails, por exemplo.

Os profissionais autorizados conseguem acessar a ferramenta de qualquer dispositivo, independentemente de eles estarem trabalhando no escritório ou remotamente.

O uso do SharePoint está se tornando cada vez mais comum, já que ele oferece recursos práticos e convenientes para as empresas.

Por isso, a segurança de dados no Microsoft SharePoint é um assunto de extrema importância, já que a ferramenta costuma reunir dados e arquivos necessários para a empresa ou um determinado setor.

Por que é importante estabelecer uma estratégia de backup para melhorar a segurança de dados no Microsoft SharePoint?

O SharePoint é usado para armazenar informações críticas e essenciais para as operações de um negócio.

Sendo assim, uma estratégia bem adequada evita a perda de dados, que pode ser causada por erros humanos, problemas no sistema e exclusões acidentais. Ter um backup facilita a restauração de dados e minimiza o tempo de inatividade.

Além disso, é necessário cumprir regras relacionadas à proteção de dados, já que qualquer tipo de vazamento pode prejudicar não apenas a sua empresa, mas também os clientes.

Nesse cenário, uma estratégia de backup para melhorar a segurança de dados no Microsoft SharePoint garante que as informações sejam mantidas pelo tempo necessário para manter as obrigações legais.

Com o aumento das ameaças cibernéticas, uma realidade que infelizmente, está afetando cada vez mais o ambiente corporativo, torna-se essencial pensar em estratégias para proteger dados e informações que não podem ser acessadas por terceiros.

As cópias de segurança podem ser usadas para restaurar dados, evitando problemas como roubo ou perda de informações.

Como implementar uma estratégia de backup eficaz e melhorar a segurança de dados no Microsoft SharePoint?

Para proteger dados e informações sensíveis do seu negócio, é importante aplicar as estratégias certas e contar com o uso de ferramentas específicas.

Para te ajudar, vamos te mostrar como criar uma estratégia de backup e melhorar a segurança de dados no Microsoft SharePoint:

1. Defina seus objetivos de backup

Fazer backup é uma prática de segurança básica nas organizações.

Mas são os objetivos que vão te ajudar a entender o que deve ser copiado e com que frequência, alinhando-se às demandas do negócio.

Isso garante que os recursos sejam aplicados de forma coerente, minimizando o risco de perda ou vazamento de informações.

Portanto, para melhorar a segurança de dados no Microsoft SharePoint, o primeiro passo é definir os seus objetivos, pois assim, você terá mais facilidade para analisar quais são as práticas mais eficientes para a empresa.

Estabelecer objetivos claros também oferece a vantagem de facilitar a recuperação de dados em situações inesperadas, contribuindo para a manutenção da confiabilidade das operações.

Não é possível saber quando um previsto vai acontecer. Entretanto, ao aplicar as estratégias certas para melhorar a segurança de dados no Microsoft SharePoint, você impede que esses imprevistos causem grandes prejuízos.

2. Use backups incrementais para bancos de dados grandes

Um backup incremental seleciona e copia apenas as alterações realizadas nos dados desde a realização do último backup.

Ele surgiu com a finalidade de evitar a necessidade de copiar todos os dados a cada execução. Apenas os arquivos que foram alterados desde o último backup são incluídos no novo.

Esse método preserva espaço de armazenamento, já que copia somente as modificações realizadas.

Sendo assim, é um processo importante para melhorar a segurança de dados no Microsoft SharePoint.

3. Controle de acesso de usuários

O controle de acesso de usuários desempenha um papel importante na implementação de uma estratégia para aumentar a segurança de dados no Microsoft SharePoint.

Apesar de o controle de acesso não estar diretamente relacionado à criação de cópias de backup, ele interfere no processo de proteção de dados que serão incluídos nos backups.

A definição dos profissionais que terão acesso às informações confidenciais dificulta a ação de pessoas não autorizadas, que podem excluir ou modificar dados importantes.

Ao restringir o acesso e as permissões de usuários, você reduz as ameaças internas e externas.

4. Teste seus backups

Ao testar backups, você consegue encontrar possíveis lacunas e falhas na sua estratégia.

Desse modo, poderá ajudar o cronograma e aplicar recursos adicionais de forma mais eficiente. Faça os testes para identificar problemas e falhas que podem causar problemas no futuro.

Portanto, esse processo é fundamental para aprimorar a segurança de dados no Microsoft SharePoint e deve fazer parte da sua estratégia de backup.

Como o Keepit pode te ajudar a melhorar a segurança de dados no Microsoft SharePoint?

O Keepit é uma plataforma de backup na nuvem que aumenta a segurança dos dados da sua empresa.

Com essa ferramenta, você pode realizar backups em poucos minutos, até em casos de maior complexidade.

É uma plataforma intuitiva e prática, que facilita o processo de backup e te ajuda a economizar tempo e recursos financeiros, já que você irá pagar apenas pelos recursos que usar.

Se você quer aumentar a segurança de dados no Microsoft SharePoint e, assim, utilizar todos os recursos que a ferramenta oferece de forma mais prática e tranquila, o Keepit é uma das melhores ferramentas do mercado.

Quer saber mais? Então entre em contato com a Brinov e conheça as nossas soluções para aumentar a segurança e proteção no seu negócio.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos