Azure DevOps: o que é e principais benefícios

O Azure DevOps promove uma cultura colaborativa e processos que reúnem profissionais, tais como desenvolvedores, gerentes de projeto e colaboradores, para criar um software. Isso permite que as empresas desenvolvam produtos de forma rápida e eficiente, diferente das abordagens comuns de criação de softwares.  Os serviços disponíveis podem ser utilizados tanto na nuvem quanto localmente. […]

Azure DevOps: o que é e principais benefícios

O Azure DevOps promove uma cultura colaborativa e processos que reúnem profissionais, tais como desenvolvedores, gerentes de projeto e colaboradores, para criar um software.

Isso permite que as empresas desenvolvam produtos de forma rápida e eficiente, diferente das abordagens comuns de criação de softwares. 

Os serviços disponíveis podem ser utilizados tanto na nuvem quanto localmente. Se você deseja conhecer melhor essa ferramenta e aprender como aprimorar sua segurança e uso, continue lendo. 

Abaixo, vamos explicar tudo sobre o Azure DevOps. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o Azure DevOps?

O Azure DevOps é uma plataforma da Microsoft que oferece um conjunto de recursos e serviços para otimizar o ciclo de desenvolvimento e aplicação de software. 

As funcionalidades de gerenciamento de projeto, testes e monitoramento facilitam o trabalho de profissionais da área e agilizam diversas atividades relacionadas. 

A plataforma pode ser usada para diferentes tipos de projetos de software, independentemente da linguagem de programação escolhida ou do ambiente de nuvem. É escalável e, portanto, atende às necessidades e demandas do momento.

Uma empresa pode usar essa tecnologia para gerenciar testes e implementações, assegurando que o software seja testado e implementado da maneira adequada.

Quais os benefícios do Azure DevOps?

A ferramenta oferece uma série de benefícios para empresas de todos os tamanhos.

Em relação as principais vantagens de utilizar o Azure DevOps, podemos citar:

Colaboração

Criar um ambiente colaborativo é um dos objetivos de muitas empresas, pois assim, torna-se mais fácil melhorar a comunicação interna e integrar equipes de diferentes setores.

Entretanto, para promover a colaboração, é importante utilizar tecnologias adequadas, isto é, que possuem recursos que otimizam a comunicação e estimulam a cooperação.

O Azure Devops, assim como outras ferramentas da Microsoft, permitem que profissionais trabalhem juntos de maneira mais eficiente, contribuindo para a colaboração em diferentes fases do processo de implementação de software.

Automatização

Atividades manuais e repetitivas podem ser facilmente automatizadas, o que ajuda a empresa a economizar tempo e recursos financeiros. 

Assim, os profissionais conseguem focar em atividades mais estratégicas e lucrativas, contribuindo para o crescimento do negócio. 

Esse processo aumenta não apenas a produtividade, mas também, a qualidade dos serviços.

Gerenciamento de projetos

Quando a empresa ou o profissional não utiliza as ferramentas adequadas, gerenciar projetos torna-se um grande desafio. 

Por isso, é fundamental contar com tecnologias específicas e adequadas, as quais melhoram o gerenciamento em todas as etapas, desde a ideia inicial até a aplicação final. 

O Azure DevOps conta com recursos para planejar e rastrear projetos, desde o gerenciamento de tarefas até métricas de desempenho.

Keepit para Azure DevOps: qual a importância?

Como você pode ver, o Azure DevOps é uma excelente ferramenta para criar e desenvolver softwares. 

Contudo, esse trabalho envolve informações e dados importantes, os quais não podem, de forma alguma, ser acessados por pessoas não autorizadas. 

Embora as ferramentas da Microsoft sejam consideradas seguras, você pode aprimorar ainda mais seu uso utilizando soluções tecnológicas específicas. 

Uma delas é o Keepit – uma plataforma de backup projetada para aumentar a segurança das informações e dos dados em ambientes na nuvem. 

Essa tecnologia oferece soluções de backup e restauração para garantir a continuidade dos negócios e prevenir problemas relacionados à segurança dos dados, evitando prejuízos e interrupções nos sistemas.

Por que utilizar o Keepit para Azure DevOps?

A segurança dos dados e das informações é muito importante para as empresas.

Qualquer problema relacionado ao vazamento, perda e roubo de dados, pode causar grandes prejuízos e até mesmo, prejudicar a reputação da empresa.

Por isso, é essencial pensar em soluções que aumentem a segurança e tragam a proteção necessária.

E o Azure Devops pode ser facilmente integrado ao Keepit, para que assim, a sua empresa possa utilizar a ferramenta com mais tranquilidade e eficiência.

Veja alguma das vantagens do Keepit para o Azure DevOps:

Identificação de mudanças

O Keepit auxilia na identificação de mudanças específicas, otimizando o rastreamento e a reversão de alterações indesejadas nos Pipelines e Boards.

A identificação rápida é essencial para evitar que essas mudanças tragam grandes transtornos futuramente.

Proteção de boards

Os Boards do DevOps são muito importantes no gerenciamento de projetos, ajudando a equipe a realizar atividades de forma mais colaborativa e eficiente e otimizando a visualização. 

Nesse cenário, é crucial garantir o acesso aos dados dos boards apenas para as pessoas autorizadas, evitando qualquer tipo de extravio ou perda. 

Com isso, é possível evitar o risco de interrupções no sistema, o que acarreta prejuízos financeiros e atrasos na entrega dos projetos.

Backup de dados eficiente

O backup é uma cópia de segurança dos dados, feita para proteger e preservar informações em caso de falhas acidentais ou tentativas de roubo de informações. 

As cópias são armazenadas em um local específico, assegurando que, em caso de qualquer problema, seja possível recuperar dados essenciais de forma rápida e fácil. 

É uma medida preventiva com o objetivo de proteger informações críticas da empresa, as quais não podem, de forma alguma, ser acessadas por pessoas não autorizadas ou serem deletadas acidentalmente. Assim, é possível recuperar dados em situações de emergência. 

O Keepit é uma excelente plataforma de backup, oferecendo todos os recursos necessários para realizar esse processo regularmente e de forma adequada.

Segurança e conformidade

O Keepit é uma solução que está em conformidade com os padrões de segurança mais atuais e recomendados.

Os dados são devidamente criptografados e armazenados em data centers de nível empresarial.

Isso faz com que a organização consiga proteger as informações contra o acesso não autorizado ou falhas no sistema.

Por exemplo, uma equipe de desenvolvimento, pode usar o Keepit com o objetivo de recuperar dados que foram corrompidos, evitando atrasos na criação e lançamento de software.

Keepit para Azure DevOps: vale a pena usar?

O Keepit é uma das melhores ferramentas de segurança para o Azure DevOps. A facilidade de integração permite que os usuários possam usufruir de todos os recursos disponibilizados pelas duas tecnologias, mas com muito mais proteção e tranquilidade. 

Se você já utiliza ou deseja utilizar o DevOps, saiba que o Keepit irá aumentar a segurança na sua empresa. Para obter mais informações, entre em contato com a Brinov e converse com um de nossos consultores.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos