Google Workspace: O que é, para que serve e principais vantagens

O Google Workspace é uma ferramenta que ajuda a sua empresa a melhorar a gestão, comunicação e colaboração, seja no trabalho presencial ou remoto. A plataforma possui diferentes recursos que facilitam a troca de informações entre profissionais de diferentes setores, contribuindo para o aumento da produtividade. E se você quer entender melhor o potencial do […]

Google Workspace: O que é, para que serve e principais vantagens

O Google Workspace é uma ferramenta que ajuda a sua empresa a melhorar a gestão, comunicação e colaboração, seja no trabalho presencial ou remoto.

A plataforma possui diferentes recursos que facilitam a troca de informações entre profissionais de diferentes setores, contribuindo para o aumento da produtividade.

E se você quer entender melhor o potencial do Google Workspace, está no lugar certo, pois, no artigo de hoje, vamos explicar como essa ferramenta funciona. Continue a leitura e saiba mais!

O que é Google Workspace?

O Google Workspace é uma suíte de produtividade que possui ferramentas de colaboração em nuvem.

Anteriormente conhecido como G Suite, ele é utilizado por profissionais e empresas que desejam organizar informações, facilitar a comunicação e compartilhar arquivos e documentos importantes.

Cada ferramenta oferecida tem uma função e pode melhorar a eficiência no trabalho, criando um ambiente colaborativo e facilitando a interação entre os profissionais.

Pequenas, médias e grandes empresas conseguem se beneficiar de todos os recursos e funcionalidades disponíveis na plataforma.

Quais são os principais aplicativos do Google Workspace?

Dentre os principais aplicativos do Google Workspace, podemos citar:

• Google Drive: é a plataforma de armazenamento de textos, imagens, arquivos e planilhas importantes para um profissional ou uma organização. O Google Drive mantém os arquivos sincronizados entre diferentes máquinas e a internet.

• Google Agenda: é a ferramenta ideal para você organizar o seu cronograma e todos os seus compromissos. Com poucos cliques, você consegue agendar reuniões, integrar tarefas e compartilhá-las com outros usuários.

• Google Docs: um editor de texto na nuvem do Google que permite a colaboração em tempo real.

• Google Sheets: ferramenta que facilita a criação e o armazenamento de planilhas, gráficos e tabelas.

• Gmail: com o Gmail, os seus e-mails são armazenados de forma segura na nuvem. Ele mantém as mensagens criptografadas e sob controle do usuário.

Para que serve o Google Workspace?

O Google Workspace oferece ferramentas práticas para uso pessoal e profissional, ajudando a organizar a sua rotina de trabalho.

As ferramentas disponíveis permitem que usuários colaborem em documentos, planilhas e apresentações em tempo real.

Em aplicativos com o Google Docs, por exemplo, as alterações são salvas automaticamente.

Com a integração de cada um dos recursos, você consegue otimizar o uso deles e simplificar operações de trabalho, independentemente do tamanho da empresa ou do setor de atuação.

Quais as principais vantagens do Google Workspace?

Agora que você já sabe como o serviço funciona, está na hora de conhecer suas principais vantagens:

1. Acesso Remoto

Sem dúvida alguma, uma das principais vantagens é o acesso remoto.

Os usuários conseguem acessar as ferramentas de qualquer lugar, contanto que tenham permissão para editar ou visualizar os documentos.

Isso otimiza a comunicação interna, evitando que falhas na troca de informações causem prejuízos ou interrupções nos projetos.

2. Personalizar o domínio de e-mail

O e-mail corporativo traz mais profissionalismo e seriedade no ambiente de trabalho.

E se o seu negócio já possui um domínio comprado, você pode utilizá-lo para personalizar os e-mails. Por exemplo, o e-mail pode ser marketing@minhaempresa.

O serviço inclui o acesso a ferramentas digitais disponibilizadas na plataforma, como armazenamento, agenda e videoconferência, melhorando a colaboração entre os profissionais.

Só que para usar o Workspace como um domínio, é necessário comprovar que você é o proprietário dele. Mas o processo é relativamente simples.

Ao se inscrever e verificar o domínio escolhido, você recebe informações e instruções para configurar o e-mail, o que inclui a troca dos registros MX do domínio.

3. Armazenamento na nuvem

O armazenamento na nuvem traz mais segurança às informações.

Nos últimos anos, a preocupação com a proteção de dados e arquivos sigilosos aumentou consideravelmente.

Os serviços em nuvem contam com protocolos avançados de segurança. Além disso, também simplificam o compartilhamento de arquivos, facilitando o acesso a partir de diferentes dispositivos, independentemente de o funcionário estar na empresa ou não.

4. Integração com outras ferramentas

Como você já sabe, o Google Workspace oferece diferentes ferramentas de colaboração para organizar e compartilhar informações, criar documentos, salvar arquivos de maneira segura, entre outros.

No entanto, você sabia que também pode integrá-lo com outras ferramentas?

Isso faz com que a plataforma possa se adaptar às diferentes necessidades da sua organização.

Uma opção de integração, por exemplo, é o Keepit, uma solução de backup em nuvem que aumenta a segurança de dados e facilita a recuperação.

Assim, você consegue usar as ferramentas do Google Workspace de forma ainda mais segura na prática, pois saberá que os dados e informações estão devidamente protegidos.

Você irá configurar o backup dos apps de forma ágil e realizar o backup em poucos cliques, economizando tempos e recursos na hora de proteger dados da empresa.

O Workspace é um dos principais serviços que o Keepit atende!

5. Atualizações

Você sabia que o Google realiza atualizações com regularidade para se adaptar às demandas do mercado e aumentar a segurança dos usuários?

Tais atualizações normalmente surgem com novos recursos para você utilizar no seu dia e aproveitar ainda mais os benefícios do aplicativos.

Isso garante que a sua empresa tenha acesso às principais funcionalidades, correções de segurança e inovações do mercado.

6. Facilidade de gerenciamento

Os apps do Google Workspace são intuitivos, o que facilita seu uso, até mesmo para profissionais que não têm muita experiência com essas ferramentas.

A facilidade de gerenciamento faz com que a equipe consiga se adaptar melhor aos recursos disponíveis da ferramenta, aumentando a produtividade e a colaboração.

É uma plataforma simples e prática, feita para facilitar a rotina no ambiente corporativo.

Cada aplicativo possui determinadas funcionalidades. E eles podem ser usados de acordo com a necessidade da empresa no momento.

Qual o melhor plano do Google Workspace?

O Google oferece quatro tipos de planos diferentes de assinatura.

Cada edição possui diferentes recursos e você pode escolher a opção mais adequada ao seu negócio.

E se você quer trazer todos os recursos do Workspace para o seu negócio, a Brinov pode te ajudar! Entre em contato com os nossos consultores e conheça melhor as vantagens de cada um dos planos disponíveis dessa plataforma.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos