Microsoft Entra ID: o que é, como funciona e principais vantagens

O Microsoft Entra ID (anteriormente Azure Active Directory) é uma solução tecnológica baseada em nuvem que tem como principal objetivo ajudar as empresas a proteger e gerenciar identidades. A ferramenta revolucionou a forma como a identidade é verificada online, auxiliando as empresas a escolher os tipos de dados que desejam compartilhar com funcionários. E se […]

Microsoft Entra ID: o que é, como funciona e principais vantagens

O Microsoft Entra ID (anteriormente Azure Active Directory) é uma solução tecnológica baseada em nuvem que tem como principal objetivo ajudar as empresas a proteger e gerenciar identidades.

A ferramenta revolucionou a forma como a identidade é verificada online, auxiliando as empresas a escolher os tipos de dados que desejam compartilhar com funcionários.

E se você deseja trazer mais proteção para a sua empresa, o Microsoft Entra ID pode ser a solução que você precisa.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar melhor sobre essa ferramenta. Continue a leitura e saiba mais.

O que é Microsoft Entra ID?

O Microsoft Entra ID, serviços baseado em nuvem, permite que colaboradores acessem recursos internos, como aplicativos na intranet corporativa e recursos externos.

Há funcionalidades que ajudam no registro e gerenciamento de usuários, o que inclui a criação de contas e configuração de políticas de acesso.

É uma solução flexível que pode ser usada tanto por pequenas quanto grandes empresas, de acordo com as necessidades e demandas no ambiente corporativo.

Ele funciona em três camadas principais:

• Identidade: a camada de identificação tem a função de cuidar das informações de cada usuário. Isso não envolve apenas a criação de contas, mas também, a definição de regras que tornam o acesso mais seguro e adequado. Assim, os usuários conseguem aproveitar melhor cada um dos recursos disponíveis.

• Autenticação: a camada de autenticação funciona como um ‘’guardião’’, verificando a identidade dos usuários antes de conceder acesso a um determinado recurso.

• Autorização: o objetivo aqui é controlar quais usuários têm acesso a determinados recursos.

Quais são os principais benefícios do Microsoft Entra ID?

Assim como outras soluções da Microsoft, essa ferramenta proporciona várias vantagens para o ambiente corporativo.

Dentre elas, podemos citar:

1. Segurança

O maior benefício, sem dúvida alguma, é a segurança.

Quando ferramentas e informações confidenciais são acessados por pessoas não autorizadas, as empresas podem ter que lidar com vários problemas, como vazamento ou roubo de informações.

Nesse cenário, utilizar soluções com o objetivo de aumentar a segurança dos dados é essencial para aumentar a proteção.

O Microsoft Entra ID oferece diferentes recursos para tornar o ambiente mais seguro e protegido.

Um deles é a autenticação multifator (MFA), um método de autenticação que pede que o usuário forneça dois ou mais fatores de verificação para ter acesso a um determinado aplicativo ou plataforma.

Ou seja, em vez de apenas solicitar o login ou senha, o MFA exige que o usuário forneça mais informações, reduzindo a probabilidade de um ataque cibernético ou invasão no sistema.

Outro recurso disponível para aumentar a segurança e impedir o acesso de terceiros, é a autenticação baseada em token, que como o nome já diz, utiliza tokens para autenticar usuários.

2. Flexibilidade

Atualmente, boas soluções tecnológicas proporcionam flexibilidade para que empresas e usuários possam utilizar os recursos de maneira otimizada e adequada.

O Microsoft Entra ID oferece a flexibilidade necessária para atender às necessidades de negócios.

Ele é usado para gerenciar identidades de usuários de várias fontes, como diretórios locais e aplicativos em nuvem.

Por exemplo, uma empresa pode usar a ferramenta para proteger o acesso a dados confidenciais dos clientes. A autenticação multifator impede que invasores acessem informações financeiras ou de contato dos consumidores.

Já uma instituição de ensino, consegue usar o Microsoft Entra ID para simplificar o processo de registros e conceder acesso aos aplicativos, fazendo com que os alunos tenham acesso a determinadas ferramentas.

3. Experiência do usuário

Recursos como diferentes métodos de autenticação e gerenciamento de acesso privilegiado aumentam a segurança e otimizam a experiência do usuário.

Além de proteger dados, as soluções oferecidas ajudam a economizar tempo, pois são seguras e rápidas.

Muitas vezes, para aumentar a segurança, as organizações utilizam ferramentas eficazes, porém, que são complexas e dificultam a experiência.

É essencial investir na segurança, mas sem abrir mão da flexibilidade e da qualidade.

E o Microsoft Entra ID oferece proteção de uma forma simples, tanto para empresas quanto para usuários.

Centro de administração unificado

O centro de administração unificado gerencia todas as soluções de acesso a rede de identidade multinuvem em uma plataforma centralizada.

A unificação facilita a gestão de identidades e acessos em toda a empresa.

Microsoft Entra ID: quais os principais cuidados que você precisa tomar?

Como você pode ver, o Microsoft Entra ID é uma solução segura, prática e moderna para empresas que desejam aumentar a proteção dos dados e dificultar o acesso de pessoas não autorizadas.

Entretanto, para otimizar o seu uso e aproveitar melhor cada um dos recursos oferecidos, é importante aplicar determinadas práticas, como por exemplo:

Aplique a autenticação multifator (MFA) para todos os usuários

A MFA é uma das melhores maneiras de proteger os usuários que possuem acesso.

Quando eles inserem um código de autenticação, além do login e senha, fica muito mais difícil para invasores conseguirem acessar às contas dos usuários que realmente estão autorizados a acessar a ferramenta.

Portanto, um dos melhores elementos para aumentar a segurança e dificultar as ações de criminosos virtuais, é aplicar a autenticação multifator.

Políticas de acesso

Você sabia que políticas de acesso permitem que as empresas controlem quais usuários têm acesso a determinados recursos?

Isso é muito importante para evitar que dados e arquivos sigilosos sejam vistos por pessoas não autorizadas.

Ao definir políticas de acesso fortes e adequadas, as empresas garantem que funcionários autorizados tenham acesso às funcionalidades que precisam.

Keepit e Microsoft Entra ID

O Microsoft Entra ID é um dos serviços que possuem cobertura do Keepit – uma solução de backup para aplicações SaaS.

Mas como o Keepit pode melhorar o uso e a segurança dessa ferramenta?

Bom, ele simplifica o processo de gerenciamento de senha para usuários e utiliza criptografias fortes.

Além disso, você pode utilizá-lo para integrar o gerenciamento de senhas com o Microsoft Entra ID.

Ao combinar as duas soluções, você aproveita o melhor de cada uma delas e aumenta a segurança das identidades dos usuários, protegendo dados e informações importantes da empresa.

Se você deseja saber mais sobre o Microsoft Entra ID, entre em contato com a Brinov e fale com um de nossos consultores.

Quer adquirir uma solução de backup de SaaS e reforçar a segurança dos dados da sua empresa?

Falar com um consultor Seta
Esse artigo foi útil para você? Avalie!
Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter

Assine nossa newsletter com conteúdos exclusivos